Não temas!

segunda-feira, 15 de junho de 2009



“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Is 41.10)


O medo tem sido um dos sentimentos mais constantes na vida do homem. Desde o início dos tempos, o medo tem dominado os povos e se constituído um verdadeiro entrave no relacionamento entre Deus e o ser humano. Ao analisarmos o livro de Gênesis, percebemos que o homem foi criado puro e sem nenhum medo, mas ao cometer o primeiro pecado, desobedecendo a Deus, o homem sentiu MEDO e, por isso, se escondeu do Senhor (Gen. 3.10). Já de início percebemos que esse sentimento não provém de Deus, mas sim, foi fruto da entrada do pecado e da maldade na vida do homem. Nesse breve texto que pretendemos expor, vamos explorar um pouco dessa temática tão importante. Analisaremos a principais causas, conseqüências e, principalmente, como vencer o medo. Tudo isso, evidentemente, baseado na palavra de Deus.


O homem hoje já não tem mais garantias de nada, a insegurança é a única certeza que o homem tem. A crise de personalidade em que vive o Estado moderno tem gerado uma total ausência do governo em questões fundamentais da vida. Os hospitais públicos além de superlotados estão em situação precária em termos de manutenção e na falta de profissionais. A segurança pública sofre com o aumento desenfreado do número de crimes e a incapacidade das polícias em dar suporte na prevenção e na punição dos mesmos, afinal, além da falta de policiais para combater o crime, os poucos que estão nas ruas são mal remunerados e treinados para o exercício da função, isso abre brechas para a corrupção e a falta de motivação no cumprimento do dever. Outro grave problema da sociedade é o descaso com o meio ambiente, a poluição abrange todos os setores da sociedade, desde o indivíduo que joga um papel na rua até a grande indústria que lança resíduos num rio. À isso, a natureza reage com seu instinto de defesa, por isso vemos tantas doenças novas surgindo e desastres naturais acontecendo.


Frente a essa situação caótica, o homem já não consegue mais viver sem temer por si mesmo. Hoje temos medo de animais, medo de altura, medo do incerto, medo de não termos nossos sonhos realizados, medo de sermos traídos, medo da perda, medo do ganho, medo da depressão, medo de doenças, medo da morte, medo da tristeza, medo dos acidentes, medo de chorar e medo de não ser feliz. Até o que conhecem a Cristo sentem alguns medos: medo de pecar, medo de não ser salvo, etc.


As conseqüências dessa vida de medo não são poucas, as doenças geradas por esse tipo de sentimento afetam diversas áreas do corpo humano. O cérebro pode aumentar a produção de substâncias como a adrenalina, as pupilas dos olhos se dilatam (afetando a visão), os pulmões passam a exigis mais oxigênio (encurtando a respiração), os batimentos cardíacos se elevam. Dentre várias outras conseqüências para nossa saúde. Além disso, o medo também afeta nossa saúde espiritual, afinal, se sentimos medo, é porque algo entre o nosso relacionamento com Deus não está dando certo. Aquele que vive por Cristo, em constante comunhão com Ele, sabe que nada deve temer, pois Deus está no controle de tudo. Claro que coisas ruins podem acontecer, mesmo estando Deus no controle, Jesus afirmou “ em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo 16.33). Ou seja, mesmo sabendo que aflições podem vir sobre nossas vidas, devemos TER PAZ e não temer, pois se Jesus venceu e o mundo e ELE ESTÁ CONOSCO, então, pela lógica, nós também VENCEREMOS!


Assim, o medo é um sentimento que deve ser aniquilado de nossos corações, pois devemos lembrar que o Deus a quem servimos é poderoso o suficiente para nos proteger de todas as coisas ruins que o mundo pode nos afligir. E caso você ainda não seja um servo de Deus e não tenha aceitado a Jesus Cristo como seu salvados, faça-o agora. Entregue sua vida a Ele! Só assim não terá mais de conviver com a incerteza do amanhã e poderá conviver com a alegria de Cristo HOJE!


Que Deus, em Cristo, abençoe a todos nós!
Thiago Holanda.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 

Metas que devo cultivar diariamente:

1 - Amar a DEUS acima de todas as outras coisas.

2 - Amar o meu PRÓXIMO como a mim mesmo.