A Ansiedade na vida do Cristão.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O mundo hoje está se tornando cada vez menor. Não em termos geográficos, é claro, mas sim em termos de relacionamentos. Nunca foi tão fácil manter contato com pessoas que moram do outro lado do país ou mesmo do mundo. Isso se chama Globalização, um processo que tem se intensificado bastante nas últimas décadas e que tem como base a evolução dos meios de comunicação em conjunto com o desenvolvimento dos meios de transporte.


A Globalização tem trazido às sociedades uma série de novas experiências e possibilidades que diversificam os contatos culturais e dinamizam as interações econômicas. Entretanto, apesar desses benefícios coletivos gerados pela Globalização, temos de refletir em suas implicações em nossas esferas individuais, afinal, somos Cristãos e também membros de uma sociedade e, como tais, devemos atentar para os efeitos colaterais desse fenômeno.


Um dos maiores problemas trazidos pela Globalização, que tem afetado consideravelmente tanto nossa saúde física como espiritual é a ansiedade. Hoje, vemos um agravamento dessa perigosa doença que pode, facilmente, se tornar em estresse e, caso não haja tratamento, depressão.
Assim, a partir de uma análise Bíblica, enumeramos algumas possíveis causas, conseqüências e tratamentos para esse tão recorrente problema.

Causas:
a) Bens Materiais: “
Na verdade, todo o homem anda como uma sombra; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará.” (Sl 39.6.


O homem hoje persegue desenfreadamente as riquezas,o fetiche que os bens materiais proporcionam geram um sentimento passageiro e ilusório de paz e segurança. O prório Cristo nos alertou sobre os perigos do materialismo na parábola do rico insensato (Lc 12,13-21). Essa sede por riquezas causa no homem um sentimento constante de insegurança e preocupação, o que, para nós cristãos é denominado falta de Fé, pois Jesus Cristo que disse: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).

b) Nossa imagem perante a sociedade: “
Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas, não o confessavam, por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.” (Jo 12.42)


A princípio, preocupar-nos com a forma com que a sociedade nos vê não é algo errado. Como servos do Senhor devemos ser os primeiros a dar exemplo de boa conduta em todos os lugares e momentos, seja trabalhando, estudando ou em qualquer outra atividade. Entretanto, o homem moderno tem se preocupado mais com a forma pela qual o seu semelhante o vê do que a forma com a qual o seu Criador o contempla!

c)Nossas vidas:
“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?”(Mt 6.31)


O caos na segurança pública, o aumento no número de doenças mortais, as tragédias da natureza, dentre outros acontecimentos tem nos mostrado o quão somos frágeis e atingíveis. Conseqüência disso é o fato do ser humano estar vivendo em paranóia durante 24 horas por dia. Porém, aquele que deposita sua fé em Jesus sabe que sua vida pertence a Deus e somente Ele tem o controle de tudo (Sl 23.4).

Conseqüências da Ansiedade:
a) Falta de Fé: A ansiedade demonstra tanto a falta de fé em Deus quanto nas promessas contidas na sua palavra. Em Mateus 13.7, diz que o que foi semeado entre os espinhos foi sufocado devido aos cuidados dados as coisas deste mundo.

b) Crises familiares: Vejamos o exemplo de Marta e Maria, irmãs de Lázaro. Ao receber a visita de Jesus, Marta iniciou uma série de diversos preparativos na tentativa de tornar a estadia do Mestre mais agradável, enquanto isso Maria, sua irmã, ficava sentada tranquilamente aos pés de Jesus admirando-o. Marta, vendo isto, não gostou e reclamou com Jesus que, com sábias palavras, a respondeu:
“E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas. Mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (Lc 10.41,42). Ou seja, não devemos nos preocupar excessivamente com as coisas da vida quando, na verdade, Cristo nos dá o melhor Dele sem muitas vezes nos darmos conta disso!

c) Problemas de Saúde: “
E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se arreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós, de improviso, aquele dia.” (Lc 21.34). A Bíblia, apesar de ser um livro antigo, já previa as más conseqüências da ansiedade para nosso corpo.
Portanto, vimos que os principais motivos que, hoje, causam ansiedade nos homens e suas principais conseqüências. Mas o que a Bíblia recomenda sobre o tratamento da ansiedade? A resposta é bem simples e consiste em um único ato por parte de homem, LANÇAR. O apóstolo Pedro diz em sua carta: “
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pe 5.7). Mas o que significa Lançar? Essa palavra é sinônimo de jogar (ou arremessar). Então você faz uma pergunta “Nicodêmica”: “Como posso lançar algo na qual não posso tocar?”
Devemos entender esse versículo não no sentido literal, mas no simbólico, quando lançamos algo sobre Deus estamos confiando a Ele um determinado problema de nossa vida, isso porque sabemos que, diferentemente do homem, Ele não falha, Ele cuida de nós.
O Apóstolo Paulo, após relatar a Timóteo acerca de seus sofrimentos em prol da obra de Cristo, afirma com convicção “eu sei em quem tenho crido” (2 Tm 2.12). Assim, devemos estar certos, como Paulo estava, de que nenhum sofrimento ou ansiedade que venhamos a padecer é maior do que o Deus que servimos!

Que Deus, em Cristo, abençoe a todos nós!
Thiago Holanda.

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 

Metas que devo cultivar diariamente:

1 - Amar a DEUS acima de todas as outras coisas.

2 - Amar o meu PRÓXIMO como a mim mesmo.