È possível amar nossos inimigos?

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Como já dizia o Seu Madruga, “a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”, essa frase meio sem sentido tem tudo haver com a nossa reflexão, que é o perdão aos inimigos! Será que vale a pena nós reagirmos às diversas agressões que sofremos no decorrer da vida? Era isso que Jesus e os demais personagens bíblicos faziam? Quantos inimigos já perdoamos?

O homem, como todo animal que se preze, reage de forma diferente a diferentes ações. Por exemplo, se alguém o chega abraçando, o primeiro impulso é que o homem reaja de forma semelhante e o abrace também. Porém, se uma pessoa o chega agredindo, os primeiros impulsos do homem são a defesa e, logo após, a vingança. Isso é inegável, pois faz parte da natureza humana. Até a Física explica isso, quem nunca conheceu a Terceira Lei de Newton? A lei que fala sobre a Ação e Reação. Mas, pelo fato de isso ser parte da nossa natureza, isso significa que não podemos fazer nada para mudar? É CLARO QUE DEVEMOS! Lembre que a Bíblia fala que devemos fugir de nossos desejos da mocidade (II Tm 2.22), ou seja, aqueles que nos afastam da comunhão com Deus. Podemos incluir como um desses desejos, o de se vingar quando somos agredidos, devemos fugir deles para que agrademos a Deus.

Temos, em todos os momentos da nossa vida, que agir pensando em imitar a Cristo, e na Bíblia diz que o Senhor é fiel até com quem é infiel para com ele. Porém, é difícil praticar isso. O homem aprende com muita facilidade a se ofender e se magoar, e é muito lento em aprender o valor do perdão. Lembre-se de exemplos notáveis da Bíblia de pessoas que perdoarem seus ofensores como, por exemplo, Davi, José, Estevão e, principalmente, o próprio JESUS!

Certo, vamos supor que você já aprendeu o valor do perdão e agora o pratica no seu dia-a-dia. Até quando se deve perdoar alguém por suas ofensas? Essa resposta está explícita na Bíblia, em Mateus 18.21,22 diz “não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete”. Isso significa que você deve perdoar seu irmão 490 vezes? Não, isso foi uma linguagem simbólica que Cristo usou para dizer que devemos perdoar quantas vezes for necessário, para que alcancemos graça aos seus olhos e, assim, ele possa nos abençoar de forma poderosa! Deus abençoe sua vida!

Reflita: "Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” (Col. 3:13).
por Thiago Holanda

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 

Metas que devo cultivar diariamente:

1 - Amar a DEUS acima de todas as outras coisas.

2 - Amar o meu PRÓXIMO como a mim mesmo.