O Caminho para o Céu.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vamos refletir sobre como chegar ao céu. È engraçado notar que vários crentes passam anos e anos trabalhando e se dedicando à obra da igreja aqui na terra e se esquecem de se preparar para a maior obra de todas: a preparação para a chegada no céu. E não só sua própria preparação, mas a preparação do seu próximo. Para iniciarmos o estudo acerca do caminho para o céu, devemos, antes de mais nada, saber o que vem a ser o céu propriamente dito.

A função do céu são duas, primeiro, é a habitação de Deus (Dt. 26.15), é lá onde nosso Senhor nos protege e nos aguarda. A segunda função é o de futuro lar dos santos, e essa é a que particularmente mais nos interessa em nossa reflexão. O céu é o lugar onde, no final de tudo (leia-se eventos apocalípticos), estaremos com Deus. Lá está o verdadeiro tesouro, aquele que nem a traça nem a ferrugem destroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam (Mt 6:20), lá existe local para todos aqueles que quiserem aceitar a Cristo como salvador (Jô 14.2), foi um local feito especialmente por Deus para nós (Hb 11.10). No céu, os males do presente século desaparecerão, lá não haverá tristeza, pranto, dor, maldição, noite ou morte. Lá todos os que lavarem suas vestes com o sangue do cordeiro poderão entrar. Todos os santos serão glorificados e honrados pelo próprio Deus e a alegria será ETERNA (2 Co 4:17). UFA! Muita coisa hein? Pois acredite, o céu é isso e muito mais. Nada de tribulações ou dificuldades deve nos desviar desse grande objetivo, chegar ao céu.

Muitas religiões (falsas religiões, diga-se de passagem) tentam “facilitar” a entrada no céu, dando uma espécie de jeitinho pra ficar mais fácil de todo mundo entrar lá. Ora, fugir da ira vindoura é algo bem típico do ser humano, mas CUIDADO, não se engane. Como diz a Bíblia, estreita é a porta que leva ao céu. O mais famoso papo furado que inventaram pra facilitar a entrada no céu foi algo conhecido como purgatório, que seria uma espécie de reciclagem, ou seja, pessoas que não foram tão “boazinhas” aqui na terra passariam um “tempinho” no purgatório pagando pelos seus “pecadinhos” para, só depois, entrar no Reino de Deus. Ora, se isso fosse verdade, não seria bem mais larga a estreita porta da qual Jesus falou? Se isso fosse verdade, quase todo mundo iria pro céu, depois de dá uma passadinha pelo purgatório. Nós cremos que só existem DOIS caminhos, e nenhum outro: céu ou inferno, vida ou morte, Jesus ou pecado.Reflita: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (Jo 16.33)
por Thiago Holanda

A salvação está no curto prazo?

O brasileiro é imediatista. Ele consome desenfreadamente e não se guarda para um amanhã desconhecido. Os dados oficiais do governo nos mostram que a Poupança Interna brasileira não chegou a 22% do PIB em 2005. Podemos comprovar isso também pelo crescimento das indústrias de entretenimento, afinal, o brasileiro prefere, por exemplo, levar o filho para passear todo final de semana à poupar dinheiro por um tempo a fim de custear um curso universitário do mesmo quando ficar mais velho.


O problema está se agravando porque até o governo está entrando nessa dança.As evidências dessas miopia temporal do governo podem ser vistas em dois importantes programas políticos atuais: o PAC e a Reforma Universitária. Apesar de perseguirem objetivos nobres, esses programas não se preocupam em responder a uma simples pergunta: e depois de tudo isso, o que acontecerá? No caso do PAC, depois de 2010, cessará o crescimento acelerado e o Brasil voltará a ser um eterno país “em desenvolvimento”? Ou no caso da Reforma Universitária, será que iremos passar o resto de nossas vidas distribuindo vagas nas universidades para negros e índios pelo fato de não terem tido uma educação básica digna?Devemos reconhecer que nenhuma política pública é perfeita, mas isso não deve ser justificativa para concordarmos com atitudes do governo que “tapem buraco” de um problema a fim de perpetuarem outros.Portanto, essa visão de salvação imediatista que enlaça a cultura de nosso país deve ser trabalhada a fim de ser posta de lado, para que tenhamos esperanças de um futuro melhor, afinal, quem fará esse futuro será o nosso presente.
por Thiago Holanda

Meus Apontamentos

Palestra: FEAACS
Tema:
China X Nordeste: Uma qualificação das transações comerciais bilaterais recentes.
Autores: Maria Cristina Pereira de Melo
Carlos Américo Leite Moreira.

Período: 2002 – 2007: Forte expansão comercial brasileira.

- A economia de escala na china é muito significativa.
- O estado chinês incentiva muito as exportações. A moeda chinesa é desvalorizada.
- Modelo chinês: preocupação em aumentar as exportações em detrimento do mercado interno.
- A maioria dos produtos importados da China são de baixo valor agregado e pouco teor tecnológico.
- A estrutura industrial da China é bastante diversificada.
- COMÉRCIO INTERSETORIAL E COMÉRCIO INTRASETORIAL
- A balança comercial é desfavorável para região nordeste, pos exportamos mercadorias pouco diversas (comomodities) e importamos diferentes tipos de produtos.
- O nordeste exporta as commodities e importa as manufaturas.
- O setor têxtil está sendo prejudicado pela importação da China, está havendo uma substituição.


Data: 14/05/09

A rapadura é nossa!


Já não é mais o suficiente a exploração indevida e predatória das diversas riquezas brasileiras por parte de empresas multinacionais. Agora, até o nosso patrimônio cultural virou alvo da ganância desses empresários.
Para ser mais específico, me refiro a Rapunzel Naturkost A.G, empresa alemã que registrou a marca “Rapadura”. Sendo que esta é um subproduto da cana-de-açúcar e sua produção no Brasil data desde os tempos do Império e sempre se caracterizou como um produto tipicamente nordestino.


A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) não permitiu que tal abuso ficasse despercebido e já luta, frente aos órgãos diplomáticos do governo, como também os órgãos internacionais de registro de propriedade intelectual, para anular esse registro. Mas, infelizmente, as tentativas estão sendo infrutíferas, principalmente, pela morosidade do governo em solucionar a questão.


Caso a situação não se resolva (o que é um insulto à cultura do Brasil) a economia nordestina será prejudicada, pois os produtos passarão a ter que pagar royalties pela uso do produto.
Tal situação ofende não só os diversos acordos internacionais (Acordo TRIP’s, Convenção de Paris) que impuseram normas ao uso da propriedade intelectual, mas também a soberania do povo Brasileiro que, de forma alguma, deve se calar diante de tal situação.

por Thiago Holanda

Não temas!



“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Is 41.10)


O medo tem sido um dos sentimentos mais constantes na vida do homem. Desde o início dos tempos, o medo tem dominado os povos e se constituído um verdadeiro entrave no relacionamento entre Deus e o ser humano. Ao analisarmos o livro de Gênesis, percebemos que o homem foi criado puro e sem nenhum medo, mas ao cometer o primeiro pecado, desobedecendo a Deus, o homem sentiu MEDO e, por isso, se escondeu do Senhor (Gen. 3.10). Já de início percebemos que esse sentimento não provém de Deus, mas sim, foi fruto da entrada do pecado e da maldade na vida do homem. Nesse breve texto que pretendemos expor, vamos explorar um pouco dessa temática tão importante. Analisaremos a principais causas, conseqüências e, principalmente, como vencer o medo. Tudo isso, evidentemente, baseado na palavra de Deus.


O homem hoje já não tem mais garantias de nada, a insegurança é a única certeza que o homem tem. A crise de personalidade em que vive o Estado moderno tem gerado uma total ausência do governo em questões fundamentais da vida. Os hospitais públicos além de superlotados estão em situação precária em termos de manutenção e na falta de profissionais. A segurança pública sofre com o aumento desenfreado do número de crimes e a incapacidade das polícias em dar suporte na prevenção e na punição dos mesmos, afinal, além da falta de policiais para combater o crime, os poucos que estão nas ruas são mal remunerados e treinados para o exercício da função, isso abre brechas para a corrupção e a falta de motivação no cumprimento do dever. Outro grave problema da sociedade é o descaso com o meio ambiente, a poluição abrange todos os setores da sociedade, desde o indivíduo que joga um papel na rua até a grande indústria que lança resíduos num rio. À isso, a natureza reage com seu instinto de defesa, por isso vemos tantas doenças novas surgindo e desastres naturais acontecendo.


Frente a essa situação caótica, o homem já não consegue mais viver sem temer por si mesmo. Hoje temos medo de animais, medo de altura, medo do incerto, medo de não termos nossos sonhos realizados, medo de sermos traídos, medo da perda, medo do ganho, medo da depressão, medo de doenças, medo da morte, medo da tristeza, medo dos acidentes, medo de chorar e medo de não ser feliz. Até o que conhecem a Cristo sentem alguns medos: medo de pecar, medo de não ser salvo, etc.


As conseqüências dessa vida de medo não são poucas, as doenças geradas por esse tipo de sentimento afetam diversas áreas do corpo humano. O cérebro pode aumentar a produção de substâncias como a adrenalina, as pupilas dos olhos se dilatam (afetando a visão), os pulmões passam a exigis mais oxigênio (encurtando a respiração), os batimentos cardíacos se elevam. Dentre várias outras conseqüências para nossa saúde. Além disso, o medo também afeta nossa saúde espiritual, afinal, se sentimos medo, é porque algo entre o nosso relacionamento com Deus não está dando certo. Aquele que vive por Cristo, em constante comunhão com Ele, sabe que nada deve temer, pois Deus está no controle de tudo. Claro que coisas ruins podem acontecer, mesmo estando Deus no controle, Jesus afirmou “ em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo 16.33). Ou seja, mesmo sabendo que aflições podem vir sobre nossas vidas, devemos TER PAZ e não temer, pois se Jesus venceu e o mundo e ELE ESTÁ CONOSCO, então, pela lógica, nós também VENCEREMOS!


Assim, o medo é um sentimento que deve ser aniquilado de nossos corações, pois devemos lembrar que o Deus a quem servimos é poderoso o suficiente para nos proteger de todas as coisas ruins que o mundo pode nos afligir. E caso você ainda não seja um servo de Deus e não tenha aceitado a Jesus Cristo como seu salvados, faça-o agora. Entregue sua vida a Ele! Só assim não terá mais de conviver com a incerteza do amanhã e poderá conviver com a alegria de Cristo HOJE!


Que Deus, em Cristo, abençoe a todos nós!
Thiago Holanda.

A Ansiedade na vida do Cristão.

O mundo hoje está se tornando cada vez menor. Não em termos geográficos, é claro, mas sim em termos de relacionamentos. Nunca foi tão fácil manter contato com pessoas que moram do outro lado do país ou mesmo do mundo. Isso se chama Globalização, um processo que tem se intensificado bastante nas últimas décadas e que tem como base a evolução dos meios de comunicação em conjunto com o desenvolvimento dos meios de transporte.


A Globalização tem trazido às sociedades uma série de novas experiências e possibilidades que diversificam os contatos culturais e dinamizam as interações econômicas. Entretanto, apesar desses benefícios coletivos gerados pela Globalização, temos de refletir em suas implicações em nossas esferas individuais, afinal, somos Cristãos e também membros de uma sociedade e, como tais, devemos atentar para os efeitos colaterais desse fenômeno.


Um dos maiores problemas trazidos pela Globalização, que tem afetado consideravelmente tanto nossa saúde física como espiritual é a ansiedade. Hoje, vemos um agravamento dessa perigosa doença que pode, facilmente, se tornar em estresse e, caso não haja tratamento, depressão.
Assim, a partir de uma análise Bíblica, enumeramos algumas possíveis causas, conseqüências e tratamentos para esse tão recorrente problema.

Causas:
a) Bens Materiais: “
Na verdade, todo o homem anda como uma sombra; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará.” (Sl 39.6.


O homem hoje persegue desenfreadamente as riquezas,o fetiche que os bens materiais proporcionam geram um sentimento passageiro e ilusório de paz e segurança. O prório Cristo nos alertou sobre os perigos do materialismo na parábola do rico insensato (Lc 12,13-21). Essa sede por riquezas causa no homem um sentimento constante de insegurança e preocupação, o que, para nós cristãos é denominado falta de Fé, pois Jesus Cristo que disse: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).

b) Nossa imagem perante a sociedade: “
Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas, não o confessavam, por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.” (Jo 12.42)


A princípio, preocupar-nos com a forma com que a sociedade nos vê não é algo errado. Como servos do Senhor devemos ser os primeiros a dar exemplo de boa conduta em todos os lugares e momentos, seja trabalhando, estudando ou em qualquer outra atividade. Entretanto, o homem moderno tem se preocupado mais com a forma pela qual o seu semelhante o vê do que a forma com a qual o seu Criador o contempla!

c)Nossas vidas:
“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?”(Mt 6.31)


O caos na segurança pública, o aumento no número de doenças mortais, as tragédias da natureza, dentre outros acontecimentos tem nos mostrado o quão somos frágeis e atingíveis. Conseqüência disso é o fato do ser humano estar vivendo em paranóia durante 24 horas por dia. Porém, aquele que deposita sua fé em Jesus sabe que sua vida pertence a Deus e somente Ele tem o controle de tudo (Sl 23.4).

Conseqüências da Ansiedade:
a) Falta de Fé: A ansiedade demonstra tanto a falta de fé em Deus quanto nas promessas contidas na sua palavra. Em Mateus 13.7, diz que o que foi semeado entre os espinhos foi sufocado devido aos cuidados dados as coisas deste mundo.

b) Crises familiares: Vejamos o exemplo de Marta e Maria, irmãs de Lázaro. Ao receber a visita de Jesus, Marta iniciou uma série de diversos preparativos na tentativa de tornar a estadia do Mestre mais agradável, enquanto isso Maria, sua irmã, ficava sentada tranquilamente aos pés de Jesus admirando-o. Marta, vendo isto, não gostou e reclamou com Jesus que, com sábias palavras, a respondeu:
“E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas. Mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (Lc 10.41,42). Ou seja, não devemos nos preocupar excessivamente com as coisas da vida quando, na verdade, Cristo nos dá o melhor Dele sem muitas vezes nos darmos conta disso!

c) Problemas de Saúde: “
E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se arreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós, de improviso, aquele dia.” (Lc 21.34). A Bíblia, apesar de ser um livro antigo, já previa as más conseqüências da ansiedade para nosso corpo.
Portanto, vimos que os principais motivos que, hoje, causam ansiedade nos homens e suas principais conseqüências. Mas o que a Bíblia recomenda sobre o tratamento da ansiedade? A resposta é bem simples e consiste em um único ato por parte de homem, LANÇAR. O apóstolo Pedro diz em sua carta: “
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pe 5.7). Mas o que significa Lançar? Essa palavra é sinônimo de jogar (ou arremessar). Então você faz uma pergunta “Nicodêmica”: “Como posso lançar algo na qual não posso tocar?”
Devemos entender esse versículo não no sentido literal, mas no simbólico, quando lançamos algo sobre Deus estamos confiando a Ele um determinado problema de nossa vida, isso porque sabemos que, diferentemente do homem, Ele não falha, Ele cuida de nós.
O Apóstolo Paulo, após relatar a Timóteo acerca de seus sofrimentos em prol da obra de Cristo, afirma com convicção “eu sei em quem tenho crido” (2 Tm 2.12). Assim, devemos estar certos, como Paulo estava, de que nenhum sofrimento ou ansiedade que venhamos a padecer é maior do que o Deus que servimos!

Que Deus, em Cristo, abençoe a todos nós!
Thiago Holanda.

È possível amar nossos inimigos?

Como já dizia o Seu Madruga, “a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”, essa frase meio sem sentido tem tudo haver com a nossa reflexão, que é o perdão aos inimigos! Será que vale a pena nós reagirmos às diversas agressões que sofremos no decorrer da vida? Era isso que Jesus e os demais personagens bíblicos faziam? Quantos inimigos já perdoamos?

O homem, como todo animal que se preze, reage de forma diferente a diferentes ações. Por exemplo, se alguém o chega abraçando, o primeiro impulso é que o homem reaja de forma semelhante e o abrace também. Porém, se uma pessoa o chega agredindo, os primeiros impulsos do homem são a defesa e, logo após, a vingança. Isso é inegável, pois faz parte da natureza humana. Até a Física explica isso, quem nunca conheceu a Terceira Lei de Newton? A lei que fala sobre a Ação e Reação. Mas, pelo fato de isso ser parte da nossa natureza, isso significa que não podemos fazer nada para mudar? É CLARO QUE DEVEMOS! Lembre que a Bíblia fala que devemos fugir de nossos desejos da mocidade (II Tm 2.22), ou seja, aqueles que nos afastam da comunhão com Deus. Podemos incluir como um desses desejos, o de se vingar quando somos agredidos, devemos fugir deles para que agrademos a Deus.

Temos, em todos os momentos da nossa vida, que agir pensando em imitar a Cristo, e na Bíblia diz que o Senhor é fiel até com quem é infiel para com ele. Porém, é difícil praticar isso. O homem aprende com muita facilidade a se ofender e se magoar, e é muito lento em aprender o valor do perdão. Lembre-se de exemplos notáveis da Bíblia de pessoas que perdoarem seus ofensores como, por exemplo, Davi, José, Estevão e, principalmente, o próprio JESUS!

Certo, vamos supor que você já aprendeu o valor do perdão e agora o pratica no seu dia-a-dia. Até quando se deve perdoar alguém por suas ofensas? Essa resposta está explícita na Bíblia, em Mateus 18.21,22 diz “não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete”. Isso significa que você deve perdoar seu irmão 490 vezes? Não, isso foi uma linguagem simbólica que Cristo usou para dizer que devemos perdoar quantas vezes for necessário, para que alcancemos graça aos seus olhos e, assim, ele possa nos abençoar de forma poderosa! Deus abençoe sua vida!

Reflita: "Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” (Col. 3:13).
por Thiago Holanda

O Valor do Testemunho Cristão

È importante, de vez em quando, pisarmos nos calos dos crentes! È isso mesmo, falar sobre o valor do TESTEMUNHO CRISTÃO! Será que temos mostrado um verdadeiro cristão onde quer que você vamos? Ou só na igreja? Nossos amigos da escola, faculdade ou trabalho sabem que somos cristãos? Devemos refletir sobre o porquê que é tão importante para Deus que não tenhamos medo de demonstrar sermos verdadeiros crentes.

È certo que um cristão tenha amigos não cristãos? Se a resposta foi sim, está na hora de repensarmos um pouco nossas idéias. È claro que o crente pode ter amigos que não compartilham sua fé, e não só pode como DEVE. Afinal, é através de uma amizade como essas que uma pessoa ainda não salva pode conhecer o poder de Cristo Jesus. Lembremos das palavras de Jesus em João 17.15: “Não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal.” Ou seja, não devemos nos afastar das pessoas e sim nos aproximar para mostrá-los, através das nossas atitudes, o que Jesus pode fazer na suas vidas. O testemunho do crente é uma das maiores (se não for a maior) armas para se pregar a palavra de Deus. Um crente desmantelado atrapalha muito a obra do Senhor aqui na terra.

Assim, o Senhor nos chama de Sal da terra e Luz do mundo. Mas o que isso significa?

Fazendo um breve resumo, o sal é um condimento e ,como tal, é utilizado, desde a antiguidade, para dar sabor e preservar os alimentos a longo prazo. Jesus usou essa metáfora porque o crente tem uma função muito parecida com a do sal: preservar e dar sabor. Entenda: o crente é uma força em prol da preservação do mundo. Você é capaz de imaginar o planeta terra povoado unicamente por pessoas que não tem o menor temor de Deus no coração? È claro que um mundo assim não duraria muito, afinal, como Deus é amor, um mundo sem Deus é um mundo sem amor e, em pouco tempo, um mundo assim sucumbiria em guerras e assassinatos. Também dar sabor pois o crente deve ter um convívio agradável não só para com Deus, mas também para com o seu próximo.Como Luz do mundo, Jesus quis dizer que nós devemos brilhar sobre a terra, mostrando verdadeiramente quem somos e pra que existimos. Não é possível conceber o Crente 007, aquele que é agente secreto de Jesus, o crente deve mostrar quem é e não se envergonhar disso!

Reflita: Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles.(Jr.1.17)
por Thiago Holanda

Livro: Teologia Sistemática - Charles Finney

Nome: TEOLOGIA SISTEMÁTICA

Autor: Chales Finney

Comentário: Ainda não tive a oportunidade de ler, mas é um dos livros mais consagrados da teologia. Só ouço bons comentários sobre ele.


Respostas Cap. 3 - Questões para Revisão

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Respostas - MACROECONOMIA - Mankiw
Capítulo 3
Questões para Revisão.

01) Liste duas coisas que o PIB mede. Como o PIB consegue medir duas coisas de uma só vez?

O PIB mede a renda (renda total de todas as que fazem parte da economia) e a despesa (gasto total na produção de bens e serviços na economia). O PIB consegue medir essas duas variáveis pois elas são iguais, pois para a economia como um todo, a renda deve se igualar ao gasto. Afinal, se todos as transações econômicas que compõem a economia envolvem compradores e vendedores, cada negociação feita equivalerá à uma despesa para o comprador e receita para o vendedor.

02) O que mede o índice de preços ao consumidor?

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) é um dos índices que medem as variações no custo de vida. Ele começa com a coleta de preço de milhares de bens e serviços, o IPC converte os preços de inúmeros bens e serviços em um único índice que mede o nível geral de preços. O índice poderia ser calculado simplesmente pela média aritmética de todos os bens e serviços, porém, isso ignoraria o fato de que os consumidores consomem diferentemente os bens, ou seja, compram mais uns bens que outros. Por isso, faz-se uma média ponderada dos bens adquiridos por um consumidor médio.

03) Faça uma lista das três categorias utilizadas pelo Bureau of Labor Statistics para classificar todas as pessoas na economia. De que modo esse bureau calcula a taxa de desemprego?

Existem 3 categorias em que se podem classificar as pessoas com relação ao emprego. São elas:
a) Empregados: Aquelas que, na ocasião da pesquisa, estavam empregados como trabalhadores remunerados, tinham seus próprios negócios, trabalham sem remuneração em algum negócio da família, e aqueles que estavam afastados em decorrência de férias, licenças, enfermidades, etc.
b) Desempregados: pessoas não empregadas, que estejam disponíveis para o trabalho.
c) Fora da força de trabalho: aqueles que não estão incluídos em nenhuma das duas categorias anteriores. Ex: estudantes em regime integral, donas de casa, aposentados.

A força de trabalho é dada pela soma dos empregados e desempregados.
A Taxa de Desemprego é:
Tx. Desemprego = (Número de Pessoas desempregadas / força de trabalho) x 100


04) Explique as duas maneiras pelas quais o Bureau of Labor Statistics mede o desemprego total.

As pessoas que compõem a categoria dos desempregados fazem parte de duas classes:

1 – Não estão empregadas, e estão disponíveis para o trabalho e que tenham tentado conseguir emprego nas últimas quatro semanas. Obs: as pessoas desempregadas e que não tenham tentado conseguir emprego nas últimas quatro semanas estão na categoria FORA DA FORÇA DE TRABALHO.
2 – Pessoas que estavam esperando serem chamadas de volta ao emprego da qual teriam sido temporariamente dispensadas.
por Thiago Holanda

Respostas do Livro do Mankiw

Estou disponibilizando em meu Blog, as repostas dos exercícios do livro de Macroeconomia do autor N. Gregory Mankiw. O livro, em seu original, não vem com nenhuma resposta de exercício, o que me motivou a respondê-las por conta própria e , agora, publicá-las na internet.


Obs 1: A edição que eu uso é a sexta! (FOTO)

Obs 2: Todas as respostas são de minha autoria, podem estar corretas ou não. Caso não estejam, gostaria que o leitor pudesse fazer a sua devida correção nos comentários do POST!

O Dinheiro para o Cristão (brevíssima reflexão!)

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Qual o órgão mais sensível do corpo humano? Muitos, na brincadeira, diriam: o bolso! Isso mesmo, falar de dinheiro, principalmente no meio cristão, nunca é um tema fácil e dificilmente agrada a todo mundo, afinal, diversas são as concepções acerca do relacionamento do crente com o seu dinheiro. Apesar de ser um tema complexo, faz-se indispensável refletirmos sobre ele, afinal, a Bíblia em diversos pontos fala acerca de finanças, para se ter uma idéia, o Novo Testamento contém 10 vezes mais versículos sobre dinheiro e finanças do que sobre salvação e fé (apesar destes últimos serem temas mais importantes), e das 38 parábolas que Jesus contou, 16 versam sobre a temática do dinheiro. Infelizmente, muitos líderes têm negligenciado o debate sobre esse assunto na igreja, mas hoje, pretendemos que você, caro leitor, aprenda a importância desse assunto na sua vida presente e futura.
De início vale dizer que o Dinheiro não é o nosso Deus, em Mateus 6.24 diz que ninguém pode servir a dois Senhores, a saber: Deus e Mamom. Este último é uma entidade espiritual cuja tradução de seu nome significa “deus das finanças”, vale salientar que a Bíblia NUNCA condenou o dinheiro, pois ele não significa nada em si mesmo, é apenas uma meio de troca, o que a Bíblia condena é o que está por trás do Dinheiro, que é o espírito de Mamom. Tal espírito é responsável pelo nosso excessivo apego aos bens materiais e faz com que invertamos os verdadeiros valores cristãos, ou seja, passemos a dar mais valor às coisas do que as pessoas. A Bíblia diz em 1 Timóteo 6.10 “porque o amor ao dinheiro é a raiz de todas as espécies de males”. O que você prefere: desfrutar dos bens terrenos por um breve período de tempo ou gozar a eterna alegria e comunhão com o Senhor no céu por toda a ETERNIDADE? Essa decisão só você mesmo pode tomar.
A sociedade que vivemos nos atrapalha muito nesse sentido, afinal, vivemos na Era do Materialismo, onde é muito mais importante TER do que SER, as pessoas do mundo pensam que o SER é um reflexo do TER, ou seja, se você tem muito dinheiro no bolso e só anda de carrão, isso significa que você é uma pessoa legal e que deve ter muitos amigos. Para Deus é exatamente o contrário, o nosso TER é reflexo do nosso SER, não se esqueça do versículo 33 do capítulo 6 de Mateus, “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. Que Deus ilumine nossos caminhos e nos ajude a permanecer na santa caminhada em direção à eternidade com Cristo. Amém!

por Thiago Holanda

 
 
 

Metas que devo cultivar diariamente:

1 - Amar a DEUS acima de todas as outras coisas.

2 - Amar o meu PRÓXIMO como a mim mesmo.